Desenhe e Pinte – Aquarelas

Aquarela

A aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela.

A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.
No ocidente, há vários exemplos do emprego desta técnica desde a Idade Média, como Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto. Ele viveu até 1366, e teria produzido uma série de desenhos aquarelados, feitos sobre papel tipo pergaminho. O método foi utilizado por artistas flamengos, e amplamente empregado em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürer que a aquarela pode resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras suas.

Em 1550, um artista de nome John White participou da expedição de Sir Walter Releigth, registrando a vida, o ambiente e os costumes do Novo Mundo, sendo considerado por alguns como o pai da aquarela. Mas foi somente no século XVIII que a técnica passou a ser considerada como um método autônomo e independente, difundida em toda a Europa e reconhecida como a “Arte Inglesa”. Neste momento surgem nomes como Alexander Cozens, o poeta pintor William Blake, John S. Cotman, Peter de Wint e John Constable, mas foi sem duvida William Turner quem melhor soube explorar suas possibilidades; e muitos desconhecem que Turner produziu 19.000 aquarelas, o que lhe garante o título de maior aquarelista de todos os tempos. Já foi mencionado que Turner teria influenciado os pintores impressionistas, mas há quem ouse afirmar que a aquarela exerceu tamanha influência sobre Turner, a ponto de este experimentar na pintura a óleo as mesmas possibilidades cromáticas, através da aplicação de camadas bastante delgadas e sobrepostas, com muita luminosidade.

A aquarela há muito tempo se tornara um hábito nas cortes européias, o que lhe dava certo “ar” de futilidade, de feminilidade espontânea e, embora surgissem novos pintores aquarelista, esta técnica começa a ser vista com preconceito. Com o passar dos anos, surge uma grande contradição em torno deste método, notadamente no Brasil, onde a aquarela é vista como um método escolar. Apreciada por alguns, desprezadas por outros e incompreendida por muitos, o certo é que a aquarela deve ser defendida pelas suas qualidades intrínsecas, como uma técnica em si mesma.

Técnicas da Aquarela
Refluxo:

um refluxo de tinta na formação da areia da praia de Ipanema, Rio foi aproveitado com sobrecamadas de pinceladas curtas em diversas cores - aquarela de Raimundo Porto

Pode ser um aborrecimento se você não souber usá-lo corretamente. Papel mais absorvente ou áspero é menos propício ao refluxo que papel liso. Com a pratica, é possível evitá-lo completamente. Aplicada uma aguada e, em seguida, outra, antes que a primeira esteja completamente seca, é provável que a nova tinta penetre na outra criando borrões, isto seria o refluxo. Não há remédio para refluxo, exceto lavar toda a área e recomeçar o trabalho. Entretanto, alguns aquarelistas aproveitam esta área borrada para representar por exemplo céu e água, pétalas de flor, pois os efeitos que produzem são muito diferentes daqueles que se obtêm por meio de pinceladas convencionais.

Pinceladas

O exemplo mais óbvio de pinceladas visíveis em aquarela é na técnica DESENHO PONTILHADO, em que a pintura é inteiramente formada por pequenos pontos feitos com pincel de ponta fina.

Alguns aquarelistas preferem pincel largo e chato, permitindo que ele siga a direção de uma forma, enquanto outros usam pincel pontudo para criar uma rede de linhas de diferentes cores e tons.

Gradação

Cores claras não devem ser colocadas sobre as escuras. Então se começa uma pintura de aquarela pelos tons mais suaves e se intensifica gradualmente através de sucessivas aguadas ou pinceladas.

Contornos

sobreposição de pinceladas de tinta, úmido sobre o seco, criando reflexos no chão do centro de artesanato de Aracaju - aquarela de Raimundo Porto

As pinceladas de aquarela aplicadas sobre papel seco formam uma fina camada de tinta que, se não for alterada, apresentará quando seca contornos nítidos. Ao se aplicarem pinceladas curtas e soltas sobre as previamente secas, pode-se obter uma fascinante rede de linhas fluidas e quebradas, que não somente contribuem para a definição de formas como também emprestam vivacidade à obra. Trata-se de um dos processos para a construção de formas irregulares como nuvens,reflexos, rochas ou ondulações de água.

Máscara

Alguns aquarelistas vêem com certo desdém os processos em que se emprega máscara, considerando-os mecanicos demais. Não ligue para eles.Não dê importância a este tipo de atitude,é puro esnobismo, na verdade o que vale são os recursos que você utiliza para obter o resultado que você deseja em sua aquarela e conta também,claro, o grau de sua criatividade ao utilizá-los.

Neste trabalho intitulado Corredor da Vitória, trabalhei com mascara liquida para realizar os fios eletricos urbanos com reflexos da luz de final de tarde

O emprego de fita adesiva, por exemplo, pode ser de grande valia na pintura de edificios. Deixa-nos tranquilos, permitindo-nos trabalhar livremente, sem o risco de borrar as linhas que desejamos retas e nítidas.

A máscara líquida é perfeita quando se deseja representar claros que contrastem nitidamente com as cores, como, por exemplo, na ondulação da água.

nas amarras que sustentam a cobertura desta barraca de praia meio destruida pelo vento na praia da Ilha de Santa Luzia em Aracaju eu utilizei mascara liquida - Raimundo Porto

Você retira a máscara, obviamente, após concluir sua pintura da área onde você a utilizou, mantendo assim o branco do papel; este recurso oferece vivacidade e frescor. Existem várias marcas de máscara líquida no mercado, nacionais e estrangeiras.

Esgrafito

o piso desta varanda do centro de artesanato em Aracaju foi raspado em linhas verticais apos secagem da tinta para criar relevo, novidade, perspectiva e textura à parte inferior do trabalho. - Raimundo Porto

Do italiano sgrafitto, consiste em riscar uma camada de tinta bem seca, de maneira que o papel fique parcialmente descoberto. Processo contrário ao uso da máscara líquida em que é o branco do papel é mantido previamente. Pode ser raspado com a lateral de uma faca, lâmina de barbear ou estilete, etc.

Frottage

as enormes rodas de concreto são partes de uma aquarela sobre o Jardim Botanico no Rio, foi realizado frottage nelas nos tons cremes mais escuros com pincel duro - Raimundo Porto

Técnica destinada a criar textura e cor fragmentada,e consiste em esfregar tinta bem seca, desigualmente, por sobre outra camada, também seca, de maneira que a subjacente apareça, se destaque, mas apenas parcialmente.

Um pincel de pelos duros é o ideal, embora haja outras possbilidade como papel de seda amassado ou os dedos.

Tinta borrifada

Este meu trabalho foi realizado com tinta a oleo soluvel em agua, este trecho do trabalho utilizei o borrifamento para sugerir respingos das pequenas ondas formadas ao redor do barco , foi feito com escova dental - Raimundo Porto

O borrifamento é um método imprevisível e, portanto, é necessário um pouco de prática antes que se esteja certo do resultado que será alcançado. Assim, é melhor experimentá-lo antes em outro papel, para evitar o risco de por a perder uma pintura. Qualquer tinta pode ser empregada, contanto que não esteja concentrada demais. Para obter respingos finos, molhe uma escova de dente com tinta não muito espessa, segure-a horizontalmente acima do papel, com as cerdas voltadas para baixo, e corra o dedo polegar sobre as cerdas. Para conseguir um efeito de maior aspereza, use um pincel de pelos duros carregado com tinta não muito espessa, e aplique-lhe golpes com o cabo de outro pincel.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………..

…………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Fonte: algumas das imagens ilustrativas foram pesquisadas no Google as outras são aquarelas e ou detalhes de trabalhos de Raimundo Porto.

18 comentários sobre “Aquarela

  1. Olá estou iniciando na pintura e amei a pintura aquarelada, gostaria que me mandasse mais informaçoes, tipo como fazer detalhes,arabescos, entao eu faço usando o pincel filete?
    Desde ja meu muito obrigado…

    • Ola Alice,
      você indiretamente me deu uma boa sugestão, aprofundar a tecnica de aquarela no blog, … quando tiver um tempo farei isto.
      Experimente borrifar tinta com escova de dente sobre o papel dá muita vida em arvores e ondas maritimas.
      Faça detalhes em verde claro com esponja sobre verde escuro em copas de arvores.
      O esgrafito também funciona para espuma das ondas, é só raspar com a lateral da faca ou lâmina de barbear, deixando a tinta nas reentrâncias.Isto dá um efeito agradavel.
      Bom, não sei bem se estou lhe respondendo. Aguarde as novas paginas no blog.
      Att.
      Raimundo

  2. Gostaria de saber se voce da curso para iniciante?Ou se poderia me indicar,aqui no Rio de Janeiro.?

  3. Em Salvador no campo grande?

  4. Quando for ai gostaria de te telefonar,vou mt a Salvador,poderia me enviar o tel?

  5. Eu comprei uma máscara para aquarela da marca corfix, e ela ao ser retirada do papel ‘rasga’ a superfície do desenho. Eu gostaria de saber se as marcas importadas não danificam o papel ao serem utilizadas.

  6. Sou aquarelista, faço oficinas em Rio Claro, SP junto com a Secretria de Cutura.
    Gostei bastante. Faço reproduç~es de plantas.
    Admirei teu desprendimento, tambem sou assim, ensino como voluntaria e não poupo ”dicas”, mas não e’ o que se ve comumente.
    Lindas aquarelas, as tuas.
    Maria Luiza Penteado

  7. Oi eu gostaria de saber se você faz curso ensinando a pintar com aquarela, onde é as aulas e se você cobra alguma coisa pelas aulas. adoro aquarela e esse ano eu quero aprender a mexer com ela.

  8. E onde ocorreriam as aulas ?

  9. Sandra. Gostei muito das pinturas em aquarela gostaria ver mais desenhos em aquarela.😢

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.