Desenhe e Pinte – Aquarelas

Pintura a óleo

O método de pintura a óleo tem sido largamente utilizado desde o século 15 e é familiar para a maioria das pessoas, já que há tantos exemplos de pinturas a óleo bastante conhecidas, em museus, bem como varias reproduções em livros.

O óleo sempre teve a reputação de ser o meio de artistas profissionais, mas de fato deveria ser o primeiro meio a passar pela cabeça de um amador quando este pretende apostar na pintura para seu divertimento ou entretenimento. A pintura a óleo tem versatilidade, e o seu tempo de secagem lento significa que pode ser bastante manipulado na tela, permitindo amplo tempo para reflexão e ajustamento. Se errar, pode pura e simplesmente limpar a tinta fresca e começar de novo, ou trabalhar sobre o quadro depois de seco. Pode ser finamente diluída com terebintina e usada quase como uma aquarela para criar manchas delicadas de cor. A tinta tem uma consistência rica e amanteigada quando usada diretamente do tubo, o que significa que pode ser levada diretamente à tela e trabalhada ali, retendo as marcas feitas pelo pincel, o que pode tornar-se bastante expressivo.

Uma inovação relativamente recente são as tintas a óleo solúveis em água. Estas tintas comportam-se exatamente da mesma forma que as tintas a óleo convencionais e secam de forma igualmente lenta, permitindo uma melhor manipulação do que outras tintas à base de água como as acrílicas. A sua grande vantagem é que a diluição da tinta e a limpeza dos pinceis pode ser feita com água em vez de terebintina. Isto significa que não há odores desagradáveis nem criação de vapores potencialmente perigosos, tornando-as ideais para trabalhar em espaços confinados.

.

Pintura a óleo de Raimundo Porto:

.

.

.

.

Pintura a óleo de Raimundo Porto

.

2 thoughts on “Pintura a óleo

  1. sou um pintor amador e estou iniciando agora.Gostaria de saber se posso usar a tinta à óleo sobre a tela sem precisar misturá-la ao óleo de linhaça ou outras misturas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores